domingo, 15 de março de 2015

Lista dos navios conteineiros mais largos do mundo


Este post mostra uma lista dos maiores conteineiros do mundo. Este tipo de embarcação, responsável pelo deslocamento de mercadorias dentro de conteineres entre países, é fundamental para manter o equilíbrio do comércio internacional.


Navios conteineiros

O navio conteineiro é concebido especificamente para o transporte de conteineres. Os porões são equipados com guias ou celas , para receber e estivar os conteineres "à medida", agilizando as operações de carga e descarga. Geralmente não dispõe de meios de carga próprios, guindastes ou gruas, e costumam ter uma velocidade de serviço superior à dos cargueiros tradicionais.

Guias para conteiner



Vista longitudinal do arranjo do navio porta conteiner

Foto em perspectiva de uma sessão do Triple-E Madison Maersk

Foto frontal de uma sessão do Triple-E Madison Maersk
Motor responsável pela propulsão de toda a embarcação

Conteineres

Os conteineres são padronizados da seguinte forma:

TEU - Twenty-Foot Equivalent Unit ou Unidade Equivalente a Vinte Pés (2,40m x 2,40m x 6,00m)



FEU - Forty-Foot Equivalent Unit ou Unidade Equivalente a Quarenta Pés (2,40m x 2,40m x 12,00m)



Quanto à modalidade, podem ser dos seguintes tipos:


A. Contêiner de carga seca: Adequado a qualquer tipo de carga que não demande controle de meio ambiente quando em trânsito. Uma variação vendo sendo utilizada, que consiste no carregamento pela lateral do contêiner.

B. 40’ (pés) High Cube: Sua altura é ligeiramente superior a de um contêiner de 40’ de carga seca. Utilizado para o transporte de cargas de alto volume e baixo peso. Uma variação vendo sendo utilizada, que consiste no carregamento pela lateral do contêiner.

C. Contêiner Open Top: Utilizado para cargas com altura superior a do contêiner ou onde o carregamento e o descarregamento pelas laterais e portas finais não é possível.

D. Flats: Especialmente utilizado para cargas onde as dimensões verticais e transversais da carga ultrapassem as do contêiner.

E. Plataforma: Designado para cargas pesadas onde todas as dimensões excedem as do contêiner.

F. Contêiner Ventilado: Designado para cargas especiais que necessitem de ventilação. A ventilação natural é providenciada por aberturas no topo e no fundo das calhas longitudinais.

G. Contêiner Refrigerado (Reefers): Isolante e equipados com sistema de refrigeração embutido, gerado por conexões elétricas diretas. Os cabos conectores geralmente possuem um comprimento de 18 metros. Isso significa dizer que para um navio porta-contêiner a geração de energia é como fonte de suprimento para esse tipo de contêiner é de grande importância.

H. Contêiner tipo Tanque: Designados para cargas líquidas; comidas e produtos químicos.

e ainda:

Contêiner para o transporte de animais vivos: Configurado para o transporte de animais; os contêineres são disponíveis para o transporte de gado, aves domésticas e outros animais.

Contêiner Isolante: Designado para cargas que não poderiam ser expostas a mudanças rápidas ou bruscas de temperatura. Disponíveis em versões ventiladas e não ventiladas. Algumas transportadoras provêm contêineres com sistema de aquecimento para uso especial.


Lista dos maiores navios conteineiros do mundo


Na lista pode ser observado que em 4 anos houve um aumento no comprimento de 30m e um aumento de largura de 5m do primeiro da lista em relação ao último. Este considerável aumento influencia diretamente na estabilidade da embarcação. 
Os engenheiros navais projetistas são os responsáveis por garantir a estabilidade da embarçação, simulando as mais variadas condições de carga, evitando com que o navio aderne (gire longitudinalmente) a bombordo (à esquerda) ou estibordo (à direita) ou fuja do trim (perda da estabilidade transversal) ficando apopado (a popa do navio fique mais imersa do que a proa) ou aderrabado (a proa do navio fique mais imersa do que a popa).

Vamos listar os cinco primeiros desta lista.

1. MSC Oscar



Construído pela Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering e entregue em 2015, o MSC Oscar não é o mais extenso, mas o que tem a maior largura. De propriedade do armador suíço MSC, tem 395,4m de comprimento, 59m de boca, capacidade de transporte de 19224 TEU e 193000 toneladas. Pode transportar o equivalente a 39 mil carros ou mais de 120 milhões de pares de tênis; quase tão grande quanto quatro campos de futebol.

2. CSCL Globe



Produzido pela Hyundai Heavy Industries no estaleiro Ulsan, na Coréia do Sul, e entregue em 2014, o CSCL Globe é o mais extenso,em atividade. De propriedade do armador chinês CSCL, tem 399,67m de comprimento, 58,6m de boca, calado de 16m, capacidade de transporte de 19100 TEU e 187541 toneladas.

3. Magleby Maersk



Construído pela Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, na Coréia do sul, e entregue em 2013, o Magleby Maresk é um navio Triple-E, construído sob os princípios de economia de escala, eficiência energética e ambientalmente melhorado (Economy of scale, Energy efficient and Environmentally improved). 
De propriedade do armador dinamarquês Maersk, tem 398m de comprimento, 58m de boca, calado de 16m, capacidade de transporte de 18270 TEU e 174500 toneladas.

4. MSC Newyork



Produzido pelos estaleiros STX Offshore & Shipbuilding e pelo Jinhae Shipyard, na cidade de Jinhae, Coréia dos Sul, foi entregue em 2014. De propriedade do armador suíço MSC, tem 399m de comprimento, 54m de boca, capacidade de transporte de 18270 TEU e 176490 toneladas.

5. Madison Maersk



Construído pela Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering, na Coréia do sul, e entregue em 2013, também é um Triple-E. De propriedade do armador dinamarquês Maersk, tem 398m de comprimento, 58m de boca, calado de 14,5m, capacidade de transporte de 18270 TEU e 174500 toneladas.

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